domingo, 30 de setembro de 2007

O XADREZ DA POLÍTICA CEARENSE

A senadora Patrícia Saboya (CE), na última sexta-feira (28), se filiou ao PDT, deixou o PSB porque não tinha mais espaço dentro do partido, segundo a senadora. Patrícia nega a obsessão de ser prefeita da capital cearense. A senadora tentará ser a candidata do PDT, para isso acontecer haverá uma disputa interna com o deputado estadual Heitor Férrer, nome mais forte dentro do partido no Ceará.

O tucano Marcos Cals muda de ninho, deixa o domicílio eleitoral em Boa Viagem (CE) e chega ao ninho dos tucanos em Fortaleza. Marcos Cals desconversa quando é indagado se concorrerá à prefeitura da capital cearense, mas tudo indica que sim; os planos do PSDB são fortalecer o partido em Fortaleza e Cals representa essa injeção de ânimo que os tucanos cearenses desejam.

Para entender esse jogo de xadrez da política cearense, particular a da capital: Patrícia Saboya e Marcos Cals aparentemente estarão em palanques diferentes, mas só aparentemente; tanto Patrícia como Marcos, estão servindo o mesmo senhor, são candidatos do presidente do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE), que pretende levar para o segundo turno um dos seus apadrinhados para disputar com a prefeita Luizianne Lins(PT), desafeto político de Jereissati.

Com um xeque-mate desse na candidatura à reeleição da petista Luizianne Lins, os tucanos terão como desculpas para não apoiar o Democrata, Moroni Torgan e forçará os Democratas buscarem outros aliados.

Para o jogo de xadrez da política cearense ficar mais animado, não estar descartada a entrada de peças nesse tabuleiro, o PR pretende lançar o ex-governador Lúcio Alcântara e o PC do B com o deputado federal, Chico Lopes à prefeitura da capital cearense. Mas o PC do B não pretende entrar no jogo, deve manter a aliança a petista Luizianne Lins. Mas a política é dinâmica. As peças do jogo já estão aí e o jogo começa a ser jogado a partir de agora.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário