domingo, 16 de dezembro de 2007

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE...

O Instituto Datafolha divulgou semana passada uma pesquisa para sucessão à prefeitura de Fortaleza a qual deixou políticos e cabos-eleitorais em polvorosa movimentação nas sedes dos partidos, alguns nem quiseram comentar a pesquisa. Mostrou também que o eleitorado fortalezense é mesmo imprevisível. Confira a pesquisa:
Moroni Torgan (DEM) 29 % , Luizianne Lins (PT) 19 % , Lúcio Alcântara (PR) 17%, Patrícia Saboya (PDT) 10 % e Marcos Cals (PSDB) 5%. A pesquisa aponta um cenário político que promete muitas emoções nas eleições de 2008 para a prefeitura de Fortaleza.

A divulgação da pesquisa deixou a equipe da prefeita Luizianne Lins em sinal de alerta que, precisa mostrar as ações de seu governo, senão será engolida pelo Democrata Moroni Torgan que tem trabalhado nas bases mais periféricas de Fortaleza, reduto eleitoral da petista. Se a prefeita pensar que a aliança com o PSB do governador Cid Gomes vai fortalecer sua candidatura à reeleição, ledo engano, o governador neosocialista irá apoiar dois candidatos, isso mesmo, estará apoiando sua ex-cunhada, a senadora Patrícia Saboya (PDT) e o tucano Marcos Cals (Cals não confirmou se é candidato) mas sua candidatura é uma alternativa para o fortalecimento do PSDB na capital cearense. Claro que esse apoio do governador Cid Gomes será na surdina, afinal, para o eleitorado fortalezense, a candidata dele é a prefeita Luizianne Lins (PT). Mas quem conseguir passar para o segundo turno, Patrícia ou Cals, terá o apoio explícito do governador Cid Gomes. Tudo isso é em nome da amizade que Cid Gomes tem com o tucano Tasso Jereissati, aliás, toda família Ferreira Gomes. Quando chegar setembro, outubro do ano que vem, você verá que não viajei na maionese com essa minha tese.

A boa surpresa da pesquisa não foi apenas para o Democrata Moroni Torgan, o ex-governador, Lúcio Alcântara foi citado na pesquisa e muito bem colocado. Seria a indignação do eleitorado que viu Alcântara ser esquecido por Tasso Jereissati no processo eleitoral do ano passado? Lúcio Alcântara era candidato à reeleição pelo PSDB e não teve o apoio do então presidente do partido, o senador Tasso Jereissati que apoiou Cid Gomes. Essa pode ser a resposta para que Lúcio Alcântara tenha sido bem lembrado pelo povo de Fortaleza nessa pesquisa, a outra pode ter sido a fama que ele tem de ser um bom gestor e não deixou a desejar quando governou o Ceará e foi prefeito de Fortaleza. Com o resultado dessa pesquisa Lúcio Alcântara reacende a chama da esperança de ser candidato a prefeito em 2008 e não a vaga de vereador como pretendia a sua nova casa, o PR. O Partido da República pretendia lançar Gastão Bittencourt (presidente da Fecomércio no Ceará) como candidato a prefeito e Lúcio a vereador, mas após esse bom pontapé inicial que a pesquisa mostrou, o PR deve pensar novos rumos para disputa à prefeitura da capital cearense em 2008.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário