terça-feira, 12 de agosto de 2008

A VITÓRIA DO CANDIDATO DO VOTO ZERO

A pequena cidade de Queimada Nova, no Piauí vive seus 15 minutos de fama. A cidade tem o primeiro vereador “eleito” sem nenhum voto, isso mesmo! Sem nenhum voto, o agricultor Armando Dias Teixeira (PR). Em 2004, foi convidado a ser candidato a vereador no lugar de Paulino Luiz de Souza que teve a candidatura recusada por ser analfabeto. Assim, o jovem agricultor Armando assinou alguns papéis e teve seu nome incluído na lista de candidatos, mas Paulino recorreu e ganhou no TRE de Teresina e voltou a ser candidato, mas o nome de Armando não foi retirado da lista de candidatos, o nome constava na urna eletrônica. Ele votou no Paulino e seu nome não recebeu um voto.

Diante desse descuido, o destino se encarregou: alguns vereadores foram cassados e os suplentes assumiram e outros vereadores perderam o cargo por infidelidade partidária, então, o nome Armando Dias Teixeira era a única alternativa, segundo o presidente da Câmara Municipal, João Rodrigues de Souza (PC do B). Enquanto isso, especialistas em Legislação Eleitoral divergem para alguns vale o 1º da Constituição que em seu parágrafo único diz: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Mas o advogado Hélio Silveira, especialista em Lei Eleitoral, afirma que a posse é legal “o candidato é parte de uma coligação que recebeu votos”.

Após esses 15 minutos de fama em todo Brasil, Queimada Nova bate entra para história da política como a primeira cidade que empossou um vereador sem ter recebido um voto. Foi além da vizinha Pau d´Arco que em junho deu posse a vereadora, Carmem Lúcia Santos (PSB), eleita com um voto, o dela. Reforma política urgente!
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário