domingo, 1 de fevereiro de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Terminou hoje em Belém (PA) o Fórum Social Mundial que debateu as melhorias para um mundo melhor e mais justo. Do carimbó à tecnologia o Fórum foi um sucesso de público e de personalidade do mundo político que passaram por lá. A ala dos presidentes foi puxada pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Corrêa (Equador), Fernando Lugo (Uruguai) e Evo Morales (Bolívia). O presidente Lula levou a tiracolo a provável sucessora, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Estiveram também lá o ministro da Justiça, Tarso Genro e a senadora Marina Silva (PT-AC). A recepção da festa ficou por conta da governadora Ana Júlia Careppa (PT). E a mensagem final é que um mundo melhor é possível.

Mas o Fórum Social Mundial também foi marcado por protestos de professores paraenses contra profissionais temporários na educação. A organização precária (muitas obras para receberem participantes estavam inacabadas) e o consumismo também foi criticado. Em território petista, o PAC do governo Lula sofreu críticas por parte dos participantes. Mas a grande novidade foi a adesão dos jovens que marcou este Fórum Social Mundial em 2009, nem a chuva atrapalhou a marcha que aconteceu no primeiro dia do FSM.

As empresas Vale e Petrobrás foram alvos preferidos dos participantes do FSM que começou ao som dos atabaques africanos e a solução espiritual ganhou espaço dentro do FSM em meio ao trânsito caótico que se tornou Belém na semana em que foi palco desse evento mundial. A capital paraense lotou e cada espaço era ocupado pelos que buscavam espaço para não estar fora desse acontecimento. A busca por hospedagem solidária lotou ginásios, camping de formigas e motéis, tudo era sugestivo, o que importava era está por dentro dos acontecimentos.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário