segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O "SIM" VENCE NA VENEZUELA

Os venezuelanos foram às urnas no último domingo (15) para mais um referendo do presidente, Hugo Chávez, que mais uma vez colocou à prova sua popularidade. A população venezuelana votou no referendo numa emenda constitucional que permite reeleição ilimitada para o presidente Hugo Chávez e de todos os cargos de eleição popular. O “sim” que garante a eleição ilimitada foi aprovado com maioria de 54%, segundo o Conselho Nacional Eleitoral, o TSE da Venezuela.

A eleição foi marcada por denúncias de irregularidades, o eurodeputado, Luís Herrero, do Partido Popular da Espanha que estava no país como observador internacional, foi expulso da Venezuela pelo governo a pedido do Conselho Nacional Eleitoral que disse haver supostas declarações de Herrero e contra o organismo e o processo eleitoral. O eurodeputado concedeu entrevista a uma emissora local e falou sobre o processo eleitoral da Venezuela.

Hugo Chávez está no poder a dez anos e com a aprovação desse referendo, isso mostra que ele estará na disputa pelo terceiro mandato em 2012 e se ainda estiver com muita fome de poder, poderá tentar em 2018. Isso se a oposição venezuelana não conseguir um nome forte para tirar Chávez do poder.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário