sexta-feira, 24 de julho de 2009

BARBA DE UM, BIGODE DO OUTRO

Do blog Casa de Mãe Joana de Buba Lima.

Se perguntarmos para qualquer um que conheça minimamente a história política do Brasil nos últimos 20 anos, quem foi o principal opositor do governo Sarney, a resposta deve ser taxativa, lu la lá, ( brilha uma estrela)!!!. Por isso, não sei o que é pior, as acusações que pipocam a todo momento contra o atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ou o presidente da República defendê-lo com veemência de todas elas. Além de se discutir a idoneidade do senador Sarney, o que também fica evidente é a forma como se muda de lado neste país.

Alguns anos atrás, Lula não exitaria provavelmente, engrossaria o coro da imprensa. Diante deste quadro de compadrerismo, não resta a menor dúvida de que, a política brasileira já não dispõe de nenhum senso partidário. Ela apenas caminha para a negociata, uma mão lava a outra ou o aliado de hoje é o inimigo de amanhã e vice versa. Porém, é importante reconhecer que um dos valores mais cívicos de uma sociedade é a oposição que um partido mantém sobre aqueles que se encontram no poder.

No Brasil, Collor aperta a mão de Lula, Sarney é seu maior protegido, só falta Itamar ressurgir das cinzas e tornar-se um político muito bem quisto pelo atual governo. Países como França e Inglaterra, ao contrário do Brasil, a oposição não se limita em delimitar cadeiras e siglas de partidos. Lá, eles impõem seus ideais por séculos, o que também reflete no comportamento do eleitorado. Ainda hoje, nos Estados Unidos, os negros preferem os democratas, motivados pela ação do ex- presidente democrata Abraham Lincoln (1809-1865), que aboliu a escravidão naquele país e pagou o preço da audácia com a própria vida.
Bookmark and Share

Um comentário:

  1. Rafael Crivelli25 julho, 2009 17:11

    O Itamar ressurgir das cinzas não é nada. Fica só vendo o Lula abraçado com o FHC daqui uns dias.. Improvável pela conjuntura política, mas não pela ética do Lula.

    Olha só quanta ética:
    http://www.youtube.com/watch?v=r_L8t9xJKRc

    ResponderExcluir