domingo, 17 de janeiro de 2010

BRASÍLIA, 50 ANOS !!!

Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água.

Sob as linhas retas e curvas do arquiteto Oscar Niemeyer, nasce Brasília. Um grande desafio; a cidade foi construída na velocidade de um mandato, e Niemeyer teve de planejar uma série de edifícios em poucos meses para configurá-la.

O blog indica dois livros biográficos sobre Juscelino Kubitschek: JK – O artista do impossível do jornalista Cláudio Bojunga e Juscelino Kubitschek – O presidente bossa-nova da jornalista Marleine Cohen com prefácio de Maria Adelaide Amaral.

Brasília, 50 anos, parabéns!!!

Galeria de Governadores

Bookmark and Share

2 comentários:

  1. olá: Valério goste também do seu Blog a gente pode sim faz parceria. bom final de semana p/ você e seu familia>>>>>>>;;;;;;;

    ResponderExcluir
  2. Estou neste exato momento na Capital Federal, na comemoração dos 50 anos e esta sendo o máximo.
    parabéns pela cobertura a este grande acontecimento.

    ResponderExcluir