sexta-feira, 19 de março de 2010

IBSEN PINHEIRO: DE VOLTA À CENA POLÍTICA NACIONAL

Ele está de volta à cena política nacional. O deputado federal, Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que esteve no ostracismo político nacional nos últimos anos, voltou a ser o foco dos noticiários nas últimas semanas.

Na década de 90, Ibsen estava no centro das atenções do mundo político brasileiro, ele era o presidente da Câmara dos Deputados que conduziu o processo de impeachment do então Presidente da República, Fernando Collor de Mello.

Na mesma década, Ibsen teve seu mandato cassado pela CPI que investigou irregularidades no Orçamento da União, a qual ficou conhecida como CPI dos Anões do Orçamento e acusado pela revista Veja numa reportagem que, anos depois foi descoberto que a acusação era falsa.

Após oito anos, ele retomou seus direitos políticos e se candidata a deputado federal, mas não se elegeu. Em 2004 se candidatou a vereador em Porto Alegre, foi o mais votado naquela eleição. Ibsen Pinheiro conseguiu voltar à Câmara Federal em 2006.

Ibsen tem causado alvoroço em Brasília e provoca até choro (literalmente) em governador. O motivo é a Emenda Ibsen Pinheiro, que distribui recursos (royalties) do petróleo de maneira mais uniforme aos estados da federação, beneficiando todos os estados e não somente estados que possuem plataformas em seus respectivos territórios.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário