domingo, 19 de setembro de 2010

POLÊMICA À VISTA

A série “Inimigos”, do artista pernambucano Gil Vicente, 52, que será exposta na 29ª Bienal de São Paulo que abre ao público no próximo dia 25 nem estreou e já causa muita polêmica.

Nas obras Gil Vicente “mata” muitas personalidades, principalmente do mundo político. De George W. Bush à Rainha Elisabeth; de Kofi Annan ao Papa Bento 16.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se tornam “vitimas” nos desenhos de Gil Vicente.

Além de cortar a garganta de Lula e atirar contra FHC, Gil Vicente também alveja em seus desenhos o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos e o ex-premiê de Israel Ariel Sharon são outras de suas vítimas.

A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) pediu pra que os trabalhos sejam removidos, por fazerem “apologia à violência e ao crime”. A Fundação Bienal classificou como tentativa de censura a manifestação da OAB-SP e reafirmou a exibição da obra.

Gil Vicente diz ter achado "curioso" que a reação contrária à sua obra tenha acontecido apenas em São Paulo. "Expus em 2005 em Recife, e depois em Natal, em Campina Grande, em Porto Alegre, e em canto nenhum houve esse tipo de reação", afirmou.

Quanto à acusação de que sua obra incite à violência, ele diz: "apologia ao crime é o que o nosso governo faz o tempo todo, é o que os políticos fazem, como roubar dinheiro público".

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário