quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ALÉM DO FEIJÃO COM ARROZ

Além do Feijão com Arroz é a autobiografia lançada recentemente do ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega - ministro da Fazenda de 1988 a 1990 - proporciona um passeio pela história recente do país e retrata transformações sociais ocorridas no Brasil desde a década de 1940.

Em livro autobiográfico, Maílson da Nóbrega diz que, antes de nomeá-lo, o Presidente da República José Sarney consultou o dono da Rede Globo, Roberto Marinho. Mas isso foi só o começo da ópera. No apagar das luzes, Sarney submeteu a dez ministros a proposta de renunciar.

Quando Maílson chega ao Planalto pela segunda vez, o governo Sarney é um exército em frangalhos. Ele é o quarto ministro da Fazenda, depois dos fracassos de Francisco Dornelles, Dílson Funaro e Bresser Pereira em deter a inflação. Ministros caem, a inflação não.

Em Além do Feijão com Arroz, Maílson da Nóbrega relata que ao término do governo Sarney, o então presidente eleito Fernando Collor foi à Brasília e, em conversa com Sarney fez três pedidos: um deles era o feriado bancário e outro, não contar nada a Maílson.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário