segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ALGO EM COMUM

O que a senadora Patrícia Saboya e o deputado federal Ciro Gomes têm mais em comum além de terem sido casados, terem filhos e serem políticos cearenses? Patrícia Saboya e Ciro Gomes continuam em grande sintonia: Eles ocupam a lisonjiosa quarta posição na lista dos parlamentares mais faltosos do Congresso Nacional, dos últimos quatro anos.

Patrícia Saboya está na lista dos 21 senadores mais ausentes, divulgada pelo site Congresso em Foco, que faz a cobertura jornalística do Congresso Nacional, que, segundo levantamento, deixaram de comparecer a mais de 110 das 430 sessões deliberativas realizadas na legislatura. A complacência do Senado abonou a maioria das ausências.

Ocupando a quarta posição, Patrícia Saboya esteve ausente em 155 sessões. A senadora respondeu ao Congresso em Foco que suas ausências foram a própria atividade parlamentar que demandou sua presença em compromissos “em outros estados” e defendeu: “A assiduidade em plenário não é o único fator que marca um mandato”.

A senadora Patrícia Saboya termina seu mandato de oito anos com atuação pífia. Sua empreitada na CPMI não surtiu efeito. Parece que a tal CPMI se perdeu pelo meio do caminho, assim como ela mesma. A emenda à Constituição que cria o Programa Empresa Cidadã, destinado à prorrogação da licença-maternidade mediante concessão de incentivo fiscal e incluir a caatinga como patrimônio nacional, ambos defendidos por ela, também não decolou.

Numa espécie de pacote turístico, a senadora Patrícia esteve em outros estados com a CPMI à tira colo. Voltou para Brasília sem resultados eficazes, mas pelo menos a CPMI lhe foi útil, serviu de trincheira para viajar do Oiapoque ao Chuí. Em Brasília, acomodada em seu confortável gabinete, ela ficava à espreita do próximo compromisso, talvez ir à Canoa Quebrada para desfrutar do melhor pôr do sol de seu estado.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário