sábado, 20 de agosto de 2011

INSENSATO SLOGAN

A prisão de um banqueiro corrupto e as agressões a homossexuais na novela Insensato Coração, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares fizeram parte do script da dupla de novelistas. Mas além dessas referências a situações da vida real da política brasileira, os autores, no último capítulo apropriaram-se do slogan mais comentado e polêmico da campanha eleitoral de 2010: “você sabe o que faz um deputado?”, utilizado pelo palhaço Tiririca (PR-SP).

A personagem Natalie Lamour (Débora Secco), modelo, ex-participante de um reality show e ex-mulher do banqueiro corrupto, foi convidada para candidatar-se a deputada federal pela legenda fictícia Partido da Moralidade Pública. Ao ouvir o convite, o irmão da modelo, Douglas (Ricardo Tozzi) perguntou: “O que faz um deputado mesmo?”. A resposta de Natalie foi uma reprodução fiel da famosa frase de Tiririca: “Eu não sei, mas vota em mim que eu te conto”.

Os autores deram o recado do que há por trás de um convite feito para uma celebridade, aparentemente despretensioso. A mãe da personagem questionou sobre a seriedade do partido, o jornalista Kléber Damasceno (Cássio Gabus Mendes) explicou o que leva pessoas famosas a serem indicadas como candidatas.

“Esses partidos querem se aproveitar da fama dela, quanto mais voto ela receber, mais deputados eles elegem. E também ganham mais espaço na propaganda eleitoral, se aliam a algum candidato a presidente e depois conseguem cargos no governo”. Para completar a referência ao palhaço-deputado, na trama, a candidatura de Natalie Lamour foi a deputada mais votada do país.

Bookmark and Share

Um comentário:

  1. Por que a maioria das pessoas se limita a retratar o Tiririca somente como um palhaço? Um cara que vende calcinha na esquina é "Empreendedor"... agora um cara que sai do interior do Ceará com uma mão na frente e outra atras, entra na Rede Globo (a maior formadora de opiniões e alienadora do Brasil), faz vários programas de televisão e ainda tem conhecimento internacional só é reconhecido como "palhaço"? Isso é verdadeira hipocrisia da política brasileira e de "pessoas influentes" compradas. Por isso que a política brasileira é um mar de podridão. Isso só vai mudar quando os políticos não puderem comprar opinião de ninguém! O que eu acho que eu não verei... não estarei vivo até lá.

    ResponderExcluir