quinta-feira, 8 de março de 2012

A MULHER NA POLÍTICA BRASILEIRA

A força que a mulher tem na política brasileira é grande, capaz de fazer grandes transformações e tem feito. Até o fim da década de 90, o voto feminino era minoria (49,9%), a partir do ano 2000, se consolidou, hoje é maioria (55,4%) do eleitorado do país. Tem sido o responsável pelo resultado das últimas eleições e o crescimento há cada pleito demonstra que o voto feminino é peça fundamental no jogo político e continuará dando às cartas nas próximas eleições.

O engajamento da mulher na vida política no Brasil e em outros países demonstra a capacidade delas no comando de um cargo público. Apesar da Lei de Cotas que determina que os partidos disponibilizem 30% das vagas para candidatas em eleições proporcionais, a participação da mulher na política ainda é tímida. Faltam incentivos para que a mulher esteja mais inserida no cenário político.

O Brasil tem 5.565 municípios, na última eleição em 2008, apenas 6.498 vereadoras foram eleitas e 503 prefeitas eleitas ou reeleitas. Nas Assembleias Legislativas são 106 deputadas. Dos 27 Estados da Federação, apenas dois são governados por mulheres: Maranhão e o Rio Grande do Norte. No Congresso, a bancada feminina se fortalece e é o diferencial. O Senado tem 81 senadores, 12 são mulheres. Na Câmara, dos 513 deputados, 45 são mulheres.

Desde a conquista do voto feminino em 1932 – o que veio tarde – a mulher tem conquistado novos setores na vida política e tem contribuído muito para um Ceará e um Brasil melhor. A prova disso são as cidades e capitais que são ou que foram administradas por mulheres competentes, engajadas com a causa pública: sejam como secretárias, vereadoras, prefeitas, deputadas, senadoras, governadoras ou ministras.

É necessário que a mulher tenha mais espaço na política, assim, será possível termos uma sociedade mais justa e igualitária. A mulher é determinada, não se deixa abater com obstáculos que o dia a dia impõe. São mulheres assim, guerreiras, perseverantes, esperanças e com capacidade para lutar por uma sociedade onde todos tenham oportunidades iguais que o blog Sou Chocolate e Não Desisto homenageia todas as mulheres nesse Dia Internacional da Mulher.

Leia mais: Dia Internacional da Mulher, As Pioneiras e 80 anos do voto feminino.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário