sábado, 27 de outubro de 2012

2º TURNO EMOCIONANTE


Do O Povo
O fortalezense irá às urnas hoje decidir a eleição mais disputada desde que foi instituída a realização de segundo turno. De forma inédita na história da Capital, a pesquisa realizada na véspera da votação mostra empate entre os dois competidores que chegaram a essa fase da disputa. No dia da eleição, o resultado é completamente imprevisível.
Tanto Elmano de Freitas (PT) quanto Roberto Cláudio (PSB) aparecem com 50% dos votos válidos, que é a forma oficial como será divulgado pela Justiça Eleitoral o resultado do pleito deste domingo. Nesse cálculo, são desconsiderados os indecisos, os que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos dois.
Considerado o total de votos, os dois competidores aparecem com 42% das intenções de voto. Roberto Cláudio oscilou positivamente um ponto desde a pesquisa realizada nas últimas terça e quarta-feira. Já Elmano se manteve com o mesmo percentual desde a primeira pesquisa realizada neste segundo turno, realizada há cerca de dez dias.
Mesmo na véspera do pleito, ainda há 7% de eleitores que não sabem em quem votar para prefeito. Além disso, dentre aqueles que já se decidiram por um dos lados, há 8% que admitem rever a posição até a hora de digitar o número na urna eletrônica. O que acrescenta ingredientes adicionais ao cenário de indefinição.
O índice de consolidação do voto entre ambos é igualmente muito próximo: são 8% os que votam em Elmano e admitem trocar de candidato. Entre os que votam em Roberto Cláudio, o índice é de 7%.
O percentual dos que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos dois soma 9%. Mas esse percentual é mais elevado entre os mais jovens - chega a 17% - e entre os mais escolarizados - fica em 14%.
O petista abre sua maior vantagem entre os eleitores entre 45 e 59 anos. Já o candidato do PSB alcança maior diferença sobre o oponente entre os eleitores mais ricos.
Metodologia
O Datafolha ouviu 1.748 eleitores de Fortaleza na sexta-feira e neste sábado. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerado nível de confiança de 95%. Isso significa que, entre 100 levantamentos feitos com a mesma metodologia, em 95 o resultado estará dentro da margem de erro prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-00185/2012. 
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário