terça-feira, 5 de março de 2013

UFA, QUE ALÍVIO!

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou o novo mictório público da cidade, a UFA! (Unidade Fornecedora de Alívio). O projeto surge duas semanas após o Carnaval carioca, período em que o governo municipal recebeu críticas relacionadas à quantidade de banheiros químicos nas ruas. Outro problema é a má educação dos cariocas que fazem xixi na rua em qualquer lugar. Segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, o valor unitário do novo mictório público é de R$ 19 mil. Caso os resultados sejam positivos, o projeto deve ser expandido para todas as regiões da cidade, de acordo com o governo.
O equipamento é construído com aço inox e possui ligação direta com a rede de esgoto da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos). A fim de evitar o mau cheiro, característico dos banheiros químicos, há uma válvula que impede o retorno do odor das galerias. Detalhe: não tem água. Esse tipo de mictório deu certo na Europa e nos EUA. O formato tem por objetivo a facilidade de instalação e manutenção. E evitar vandalismo já que os usuários podem ser parcialmente vistos ‘em ação’.
Legal é a explicação da Prefeitura carioca para a escolha do nome, UFA! “Surgiu de uma avaliação que os técnicos da pasta fizeram no sentido de facilitar a identificação visual do novo equipamento, e essa é uma expressão de alívio comum a todos", afirmou o secretário Marcus Belchior...
NOTA 01: Por enquanto não há UFA’s femininas. As mulheres cariocas ‘apertadas’ que se virem.
NOTA 02: a única UFA instalada está em testes na Central do Brasil
Com informações do UOL
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário