domingo, 2 de junho de 2013

NA PARADA...

A 17ª edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) de São Paulo que será realizada hoje (2), a partir das 12 horas na Avenida Paulista, com o tema “Para o Armário Nunca Mais! União e conscientização na luta contra a homofobia”.
Neste ano não tem eleições, então será escasso encontrar politico em cima de um trio elétrico. Em ano eleitoral, os trios elétricos viram palanques para políticos oportunistas. A disputa por cada metro quadrado parece até camarote de cervejaria na Marquês de Sapucaí, buscando aparecer na mídia arco-íris.
Mas há políticos no evento que estão engajados com a causa LGBT há muitos anos, por exemplo, a ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT-SP), que participou de todas as edições da Parada do Orgulho Gay de São Paulo.
Marta é autora do projeto de lei de união civil entre pessoas do mesmo sexo que estava engavetado na Câmara há mais de 19 anos. Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união homoafetiva.
A Parada do Orgulho Gay de São Paulo já faz parte do calendário turístico de São Paulo e segundo o Guinness Book – o livro dos recordes – é a maior manifestação mundial do gênero. Em São Paulo, segundo informações, o evento só perde para a Fórmula 1, em faturamento.
Segundo pesquisa realizada nesta semana na capital paulista, cada frequentador da Parada gasta por dia cerca de R$ 1.850 com hospedagem, alimentação e preparativos para o dia da Parada. O clima de festa arco-íris começa uma semana antes do dia do evento.
A Parada tem se tornado um evento político, onde os defensores do movimento LGBT colocam em discussões as políticas públicas para a comunidade LGBT.
Entre as lutas da comunidade gay, está a aprovação do Projeto de Lei Complementar 122 /06 que pune a homofobia no Brasil. O PLC 122/06 deve voltar a pauta do Senado ainda este ano.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário