domingo, 8 de setembro de 2013

JUSTIÇA SOCIAL, DIREITO FUNDAMENTAL DO CIDADÃO

Mais um 07 de setembro sem independência, sem liberdade, sem solidariedade, sem desenvolvimento, sem justiça social, sem perspectiva digna de futuro para vários seguimentos da sociedade, principalmente para os jovens, num País onde a democracia está sendo confundida com anarquia, por alguns, não pode ser exercida por muitos e o governo, que se diz democrático, solapando os poderes Legislativo e Judiciário, tentando Venezualizar o Brasil.
E assim, vamos perdendo as nossas referências históricas, as nossas fantasias infantis, perdidos, atônitos, como cegos em tiroteio, sem rumo, com muitos problemas represados, que começaram a extravasar, mesmo porque, toda paciência esgotada, transforma-se num furacão, e é justamente o que estamos vivendo. Embora os políticos tentem minimizar ou maquiar com soluções tópicas, longe de ouvirem e atenderem os clamores verdadeiros das ruas, que são, ou deveriam ser, Prioritariamente, a razão e objetivos de todos os projetos e ações dos governantes.
Aonde vamos chegar? De que forma vão conseguir apagar esta fogueira, que criaram com discursos demagógicos e que estão longe de corresponderem às ações de governo, haja vista as grandes manifestações públicas em todos os cantos, e , com as mais variadas cobranças e frustrações, diante da realidade vivida por cada cidadão? As instituições estão perdendo a credibilidade, os partidos políticos já não fazem mais sentido, apenas querem crescer sem qualquer qualidade dos seus membros ou respeito aos seus princípios, o sistema político já não mais funciona sem os mensalões, os detentores de mandatos, salvo algumas exceções, não representam as pessoas que lhe outorgaram o diploma, os poderes viraram balcão de negócios, ressalvados alguns membros.
As palavras podem até convencer. Mas, o exemplo arrasta, e isto temos visto de cima para baixo, em todos os níveis, as mesmas práticas, não republicanas, que utilizam o erário público para aliciar seus próprios proprietário, que é o povo. É lamentável! Até quando teremos que conviver com tantos desmandos? O pior, é que no meio de tudo isto, existem situações ainda muito mais graves, onde não há o cumprimento das leis, onde os detentores de mandato, ou usurpadores de poder, se acham ser a própria lei, dentre tantos, eu citaria O município de Gavião, onde a mandatária não governa e nem teria como, por absoluta incompetência para tal, mas o seu marido e um dos filhos, cometem todos os crimes possíveis na administração Pública: perseguições em todos os níveis até no atendimento de saúde, colocam e tiram vantagens de servidores, conforme suas conveniências, transferem repetidas vezes servidores dos seus horários e locais de trabalho, independente de ter estabilidade, servidores recebem salários não pela função, mas pela relação com os ditadores de plantão, admitem e demitem servidores em qualquer época, por troca de apoiamento político, inclusive no período eleitoral, manipulam licitações e contratos de serviços, utilizam-se dos bens públicos de forma ostensiva, em benefícios pessoais ou de amigos, fabricam documentos e contratos, falsificam assinaturas... Apenas para citar alguns dos crimes costumeiros neste município, que já teve Juiz e Promotor, e outras autoridades, que seria a forma de disciplinar e punir, mas, com a transferência da comarca e a junção de vários outros municípios, eles se sentem impunes, ainda que muitas denuncias existam, mas por falta ou por acúmulo de trabalho do poder judiciário, ainda não foram alcançados, mas haverão de ser, acredito.
Enfim o que podemos comemorar? Que independência? Daí, termos visto hoje na mídia nacional, o principal assunto, foram as manifestações públicas, por todo País. É preciso mudar! As bandeiras ( reclamações ) do povo têm muito mais cores do que a nossa Bandeira nacional. Não se existe democracia sem justiça! É urgente a reforma política, com voto distrital! O povo já não suporta mais tanta desatenção e desrespeito! Que Deus nos ajude e faça nascer em cada eleição, Homens ou mulheres, mias dignos, honrados, humanos, solidários e generosos.
Um abraço, Joaquim Cunha.
Via Facebook, Joaquim Cunha, ex-prefeito de Gavião, Bahia.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário