sexta-feira, 27 de setembro de 2013

RACISMO ESCANCARADO

Por Marina Pinhoni, da Exame.com
Um site não oficial que reúne conteúdo sobre a presidente Dilma Rousseff foi criticado nas redes sociais ao divulgar uma foto na qual associa a imagem do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a um macaco. O conteúdo foi considerado racista pelos internautas.
O Blog da Dilma - que se intitula “o maior portal de Dilma Rousseff na Internet” – utilizou a foto para ilustrar um artigo publicado no dia 19 deste mês com a opinião do ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh sobre o julgamento do mensalão. Na montagem, Barbosa é colocado ao lado do primata com a legenda: “Ainda vai Barbosinha? Kkkkkk”.
Após as críticas, a imagem foi substituída no artigo por uma foto de Greenhalgh, mas ainda pode ser vista no perfil do Blog da Dilma noTwitter.
À Folha de S. Paulo, o funcionário público Daniel Bezerra, que é um dos editores do blog, negou que o conteúdo seja racista e afirmou que ele foi removido apenas para “acabar logo com a polêmica”.
Bezerra afirmou que o banner com a imagem do macaco já foi utilizado outras vezes junto a fotos de políticos como o ex-governador José Serra e a ex-ministra Marina Silva. Em um artigo do dia 20 deste mês, o macaco também aparece ao lado da imagem do ex-senador Demóstenes Torres.
O Palácio do Planalto preferiu não se envolver na polêmica. Em resposta à Folha, o porta-voz da Presidência Thomas Traumann afirmou que “o único blog vinculado com a presidente Dilma ou com a Presidência da República é o Blog do Planalto”.
Bookmark and Share

Um comentário: