terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

OLHO POR OLHO

A guerra entre os defensores e os opositores da ditadura militar no Brasil (1964-85) foi longa e suja. O que durante duas décadas não se soube é que o confronto derradeiro mobilizou menos de 40 combatentes de cada lado, foi silencioso — quase invisível — e durou 28 anos (1979 a 2007).
A última batalha dessa guerra foi travada por dois livros: Brasil: Nunca Mais — a “bíblia” sobre a tortura praticada pelas Forças Armadas — e o nunca publicado Orvil, a resposta do Exército, sobre a guerrilha e o terrorismo de esquerda.
Os bastidores dessa batalha, com detalhes de cortar o fôlego, estão reunidos em Olho por Olho – os livros secretos da ditadura. Na obra, o autor revela toda a tensão dos seis anos de trabalho sigiloso do Brasil: Nunca Mais.
E ainda esquadrinha com detalhes o conteúdo do Orvil, explica por que o livro nunca foi editado e apresenta seus guardiões, um grupo de civis e militares que durante 22 anos guardou em segredo quinze cópias do documento.
O jornalista, que obteve uma cópia do Orvil, mostra que, no livro, as Forças Armadas acabaram confessando uma série de crimes que tentavam esconder havia quatro décadas.
* Prêmio Jabuti 2010 (2º lugar/categoria Reportagem)
* Prêmio Vladimir Herzog 2009 (1º lugar/categoria Livro-reportagem)
Texto do Blog do Lucas Figueiredo, autor do livro.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário