sábado, 22 de fevereiro de 2014

TEMPOS SOMBRIOS E OS MELICIANOS

Por Cilene Victor, via Facebook
Tentei dormir, mas não consegui porque alguma coisa me intrigava e por isso voltei para escrever essas palavras.
O menino acorrentado em um poste no Rio de Janeiro voltou à cena e, para o delírio da sociedade miliciana, foi flagrado tentando cometer delitos.
Para muitos, mazelas sociais são facilmente resolvidas com apreensão, prisão, punição, redução da maioridade penal e linchamento moral e físico.
Falando em linchamento, não vai demorar muito para alguém me chamar de vadia por causa destas palavras.
O que torna a nossa sociedade mais sombria que aquela de Karl Jaspers, Martin Heidegger, Walter Benjamin e Bertolt Brecht, quatro dos nomes retratados no fabuloso "Homens em Tempos Sombrios", de Hannah Arendt?
Talvez a resposta esteja na mediocridade dos que têm voz, inclusive nos meios de comunicação, alcançando picos de autoridade e fazendo ecos sem resistência.
Para Jasper, uma das grandes influências de Hannah Arendt, a capacidade crítica de alguns seres serve como resistência às garras exterminadoras do totalitarismo.
Nesta linha de Jasper, a escassez de seres com capacidade crítica significaria uma grande ameaça à sociedade, expondo-a ferozmente às garras do totalitarismo.
Na minha primeira aula de Jornalismo Opinativo, discutimos que não existe "todo mundo" e que como jornalistas, honestos, não podemos vestir a sociedade como opinião pública e, tampouco, fazer a opinião pública se passar por sociedade.
Como honestidade é mais fácil de alcançar do que a ética, então, o exercício parece bem fácil.
Gostaria que a existência de jornalistas milicianos, de educadores milicianos, de religiosos milicianos, de políticos milicianos fosse apenas o fim de um tempo e que a resistência dos que pensam fizesse dele apenas um passado constrangedor.
Cilene Victor, professora de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e comentarista do Jornal da Cultura.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário