sábado, 8 de março de 2014

LUGAR DE MULHER É NA POLÍTICA

A força que a mulher tem na política brasileira é grande, capaz de fazer grandes transformações e tem feito, credenciando ainda mais na vida política, partidária, militando e fortalecendo sua presença no cenário político brasileiro. O lugar da mulher não se restringe mais a vida de dona de casa, ou atrás de um balcão acompanhando o cônjuge ou algum parente, lugar de mulher é na política.
Até o fim da década de 90, o voto feminino era minoria (49,9%), a partir do ano 2000, se consolidou, hoje é maioria (55,4%) do eleitorado do país. Tem sido o responsável pelo resultado das últimas eleições e o crescimento há cada pleito demonstra que o voto feminino é peça fundamental no jogo político e continuará dando às cartas nas próximas eleições.
Apesar do Brasil ser comandado por uma mulher, a presidente Dilma Rousseff, - sua eleição representa um marco na história da política brasileira – a participação da mulher na vida política do país ainda é tímida comparada a outros países, como demonstra estudo recente da União Interparlamentar, num ranking de 146 países, o Brasil ocupa o 110º lugar, fica atrás de países como Togo, Eslovênia e Serra Leoa.
Um grande avanço para incentivar engajamento da mulher no cenário político brasileiro foi a criação da Lei de Cotas (autoria de Marta Suplicy), que determina que os partidos disponibilizassem mínimo de 20% das vagas para candidatas em eleições proporcionais, mesmo assim, a participação da mulher na política ainda aparece tímida. Em 2010, o Tribunal Superior  Eleitoral (TSE), promoveu mudança na lei, alterando o mínimo para 30%.
Faltam incentivos por parte dos partidos que em sua maioria são presididos por homens, para que a mulher esteja mais inserida no cenário político. Os partidos políticos alegam dificuldades em atrair mulheres para seus quadros.
O Brasil tem 5.565 municípios, na última eleição em 2012, ano em que se comemorou os 80 anos do voto feminino no Brasil, foram eleitas 663 prefeitas e 7.648 vereadoras conseguiram conquistar uma cadeira no Poder Legislativo. Dos prefeitos eleitos nas capitais, apenas Boa Vista (RR) elegeu uma mulher, Teresa Surita.
Nas Assembleias Legislativas , em 2010, foram eleitas  106 deputadas. Dos 27 estados da Federação, apenas dois são governados por mulheres: Maranhão e o Rio Grande do Norte. No Congresso, a bancada feminina se fortalece e cresce a cada eleição. O Senado tem 81 senadores, 12 são mulheres. Na Câmara, dos 513 deputados, 45 são mulheres.
Desde a conquista do voto feminino em 1932 – o que veio tarde – a mulher tem conquistado novos setores na política e tem contribuído muito para um Ceará e um Brasil melhor. A prova disso são as cidades e capitais que são ou que foram administradas por mulheres competentes, engajadas com a causa pública: sejam como secretárias, vereadoras, prefeitas, deputadas, senadoras, governadoras ou ministras.
É necessário que a mulher tenha mais espaço na política, assim, será possível termos uma sociedade mais justa e igualitária. A mulher é determinada, não se deixa abater com obstáculos que o dia a dia impõe.
São mulheres assim, guerreiras, perseverantes, cheias de esperanças e capacidade para lutar por uma sociedade onde todos tenham oportunidades iguais que o blog Sou Chocolate e Não Desisto homenageia todas as mulheres neste Dia Internacional da Mulher.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário