segunda-feira, 28 de abril de 2014

SAÚDE NA POLÍTICA

Por Heráclito Aragão Pinheiro e Vivi Martins
Recentemente, em virtude das diversas pressões sofridas em decorrência da sucessão estadual, o governador Cid Ferreira Gomes passou mal algumas vezes, até que por fim se licenciou para cuidar de sua saúde. A saúde do governador não é o foco do interesse aqui, mas a maneira como a mídia tratou o assunto, principalmente em comparação a forma como, fato semelhante, foi tratado há não tanto tempo assim.
Quando a prefeita Luizianne Lins, também sujeita a pressões e cobranças semelhantes as que, hodiernamente, sofre Cid, passou mal e teve que se ausentar do cargo para cuidar da saúde, a imprensa tratou de insinuar que o estado de saúde da prefeita era resultado do abuso de drogas ilícitas. Cid, assim como Luizianne, quase desmaiou em um evento público, mas diferente da prefeita, o governador não teve que se defender de acusações maldosas, ou foi vítima de “disse me disse”.
Poucos gestores foram tão atacados pela imprensa quanto Luizianne. É certo que sua gestão é passível de críticas, e a crítica é uma ferramenta indispensável à democracia, mas o alvo dos ataques foi sempre a própria prefeita. Luizianne teve, antes de assumir o executivo municipal, uma longa e vitoriosa carreira no legislativo, tanto na câmara municipal quanto na assembléia. Por essa época não se disseminavam os rumores maldosos, mas a frente da prefeitura ela teve que lidar com esse fardo.
Uma mulher, mãe solteira, independente e ainda por cima petista, não poderia escapar incólume, em um estado tão machista quanto o nosso, por ocupar um cargo de destaque. Não podemos, por certo, reduzir os acontecimentos ao preconceito de gênero, mas é inegável que ele desempenhou papel importante nos ataques a Luizianne. Seus opositores, de maneira perversa, souberam jogar com os ressentimentos fanáticos e preconceitos afetivos arraigados no coração de nossa gente, para desgastar a imagem pública de um dos mais importantes quadros políticos do PT.
Cid, por seu lado, pode tranqüilamente ter problemas de saúde – por sinal estimo melhoras ao governador, o fato de me opor a ele não significa que lhe desejo mal – sem ser vítima de uma campanha de difamação. O pior desse tipo de ação perversa é que os preconceituosos em geral, esquecem de que o onus probandi cabe a quem acusa, e que somos todos inocentes até prova em contrário. Na lógica nefasta do boato, todavia, tudo aquilo que é solidário aos nossos preconceitos deve ser verdade, mesmo sem prova alguma.
Goste-se ou não de Luizianne, sua ousadia na política e sua coragem de suportar tantos ataques, pavimenta um duro caminho para outras mulheres de fibra e coragem que desejem se aventurar na política.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário