quarta-feira, 28 de maio de 2014

RIO DE INJUSTIÇAS

Da revista Caros Amigos
O Brasil acompanha pelo noticiário a escalada de violência de Estado contra comunidades pobres no Rio de Janeiro. A ex-capital federal é hoje exemplo de como prejudicar a população governando para grupos específi cos de interesses privados. Se como afirmam especialistas as Jornadas de Junho tiveram como fundo graves problemas na estrutura urbana – transporte, moradia, saúde… –, o Rio de Janeiro é emblemático: intervenções urbanas que atendem a esses interesses têm tornado a vida mais difícil para a maior parte da população, o que só piorou com Copa e Olimpíadas. Boa parte dos investimentos que vêm sendo feitos atende à rica Zona Sul, enquanto a polícia, cada vez mais armada nas UPPs, atende com a costumeira violência às comunidades há muito marginalizadas.
Caos no RJ
Na reportagem de capa, Caros Amigos investiga o que está ocorrendo na cidade e mostra que as intervenções urbanas significam despejos e ameaças às famílias, pressionadas para entregarem seus imóveis, como no caso da construção das vias de trânsito rápido (BRTs). À revelia do Plano Diretor, as intervenções viárias atendem à região da Tijuca, que passa por valorização imobiliária sem precedentes, com os especuladores forçando a retirada de algumas “pedras” no caminho – um exemplo é a Vila Autódromo, encravada nessa região, cujos moradores lutam contra o despejo interesseiro: uma vila onde querem condomínios de luxo.
Os mesmos interesses privados estão em boa parte das vozes que novamente se levantam contra a Petrobras, outra reportagem da edição. Com um elemento a mais neste ano: as eleições. A reportagem entrevista especialistas e sindicalistas sobre questões como a compra da refi naria em Pasadena, mas também mostra que as críticas contra a estatal são como ondas em momentos específicos – como na aprovação da Lei de Partilha do pré-sal –, e várias delas são recicladas de tempos em tempos. Qualquer suspeita de corrupção deve ser investigada e punida quando comprovada, mas no caso da Petrobras o novelo tem muitas outras pontas e obviamente algumas políticas.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário