quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PRESTES: UM REVOLUCIONÁRIO ENTRE DOIS MUNDOS

O longo percurso de vitórias, contradições e derrotas de Luís Carlos Prestes, um dos líderes políticos mais influentes do Brasil no século XX
Brilhante estrategista militar, comandante da lendária marcha guerrilheira que leva seu nome, alto dirigente comunista e ideólogo da esquerda durante várias décadas, Luís Carlos Prestes é de um protagonismo inquestionável na história política do Brasil entre os anos 1920 e 1980.
Entretanto, a bibliografia sobre o "Velho" e sua longa trajetória de lutas sempre se ressentiu da ausência de um relato biográfico equilibrado e completo, à altura de suas grandezas e contradições.
Amparado em documentos e depoimentos de primeira mão, muitos deles inéditos, Daniel Aarão Reis - professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e respeitado historiador das esquerdas brasileiras - agora preenche essa lacuna com uma ambiciosa investigação sobre o homem por trás do mito do "Cavaleiro da Esperança".
Neste livro que já nasce como a principal referência biográfica sobre Prestes, Aarão Reis acompanha os passos do líder comunista com ênfase em sua incansável atuação política, marcada pela ferrenha coerência ideológica e numerosos sacrifícios pessoais.
De modesto oficial de um batalhão do Exército no interior gaúcho a chefe da mais extensa marcha guerrilheira da história mundial, de cabeça da rebelião comunista de 1935 a preso político, militante clandestino e exilado na União Soviética, de presidente histórico do PCB à líder condenado ao ostracismo por um partido que tentava se adaptar ao jogo político da democracia representativa, Reis traça um perfil biográfico de fôlego que é a o mesmo tempo uma história do marxismo e das lutas sociais no Brasil do século XX.
O autor assinala como a história do Partido Comunista Brasileiro, o antigo Partidão, frequentemente se confunde com a biografia de Prestes, propondo um novo olhar sobre o homem-lenda que ainda hoje, mais de vinte anos depois de sua morte, continua inspirando paixões e ressentimentos.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário