quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

UM GOVERNADOR BEM PAGO

O estado do Paraná passa por problemas para pagar funcionários e fornecedores neste começo de ano, mas o salário do governador não vai ser atingido pela crise. Desde o dia 1º de janeiro o novo salário do chefe do Executivo paranaense passou de R$ 29,4 mil para R$ 33,7 mil. Com isso, os salários da vice governadora e dos secretários também serão reajustados.
 Segundo a legislação, Cida Borghetti (Pros) deve receber 95% dos vencimentos do governador, o equivalente a pouco mais de 32 mil reais. Já os secretários passam a ganhar 23 mil e 600 reais mensais, o equivalente a 70% dos vencimentos de Richa. Entre os secretários estão a esposa do governador, Fernanda Richa, secretária da Família, e o irmão, Pepe Richa, secretário de Infraestrutura e Logística.
Uma Lei estadual de 2007 determina que o governador do Paraná deve receber o mesmo salário dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, o teto do funcionalismo público. Com isso, o chefe do executivo paranaense é o governador mais bem pago de todo o Brasil.
Os governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) já vetaram o aumento dos próprios salários. No entanto, o mesmo não deve acontecer no Paraná. De acordo com a assessoria de imprensa do governo do estado, a Lei de 2007, ou seja, anterior ao governo Richa, determina o pagamento dos vencimentos desta forma e os dirigentes do executivo não devem abrir mão do benefício. A assessoria informou ainda que Richa “doa parte do salário para instituições beneficentes”, mas não revelou o valor nem a instituição.
Do site da rádio Band News FM, Curitiba
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário