sábado, 28 de fevereiro de 2015

A POLÍTICA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E A INVERSÃO DE VALORES

Para que foi criado o bolsa família? Pelos dados oficiosos, a fonte: é o de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de “ pobreza “ e de “ extrema pobreza “ . Tal integrou o programa do Fome zero da era FHC, ou seja, os auxílios do Bolsa Escola , Auxílio Gás e por aí vai.
Então pessoas com situação de “ extrema pobreza “, isso bem explicito, estão com fome? Porque estão a se preocupar com  peças de roupa a nível ostentação? Certo que o programa cumpriu um importante papel no país, isso é fato. Mas num deveria ter um segundo passo? Vamos agora fazer um exercício de logica:  Se o programa já retirou 36 milhões de pessoas da linha  da pobreza. O país tem mas de 200 milhões, pergunto: Já deveria ter diminuído o numero de beneficiados ou não? Ainda estamos a ter gerações de miseráveis? Por favor façam essa conta que ainda não entende.
Vejamos: Pai e mãe miseráveis, filhos pobres. Vem o Bolsa Família a estimula as crianças a irem para a escola. Educação, cria possibilidades para melhoria da qualidade de vida e de acordo com o governo, pelo menos um salario mínimo faz uma família sair dessa linha da pobreza. Esse calculo varia de nação para nação. No Brasil equivale a R$ 70,00 reais por pessoa. Assim já deveriam ter saindo dessa estatística, se é que existe algum controle sobre famílias que entram na assistência desse programa um tanto assistencialista, ao meu ver. Claro que há casos e casos, mas no geral há uma grande necessidade de reavaliar os planos da politica inclusiva e pesada aos cofres públicos.
Outro foco é sobre ensinar a pescar, deveria ser uma premissa correta? Olha, não sou da classe média alta, nem descendo da aristocracia latifundiária  e nem também pouco do curral eleitoral dos coronéis do nordeste ou cria de partido A ou B e beneficiado por tais.  Sou filho de servidora pública, que me ensinou a dar o real valor do trabalho e pergunto: Até quando o governo vai conseguir sustentar essa conta?
Esse mecanismo condicional de transferência de recursos nunca vai acabar? Ou nunca vamos ser um país rico, ou seja, sempre seremos uma nação de miseráveis? Estamos realmente resolvendo o problema ou apenas atenuando um sintoma e criando uma massa manobrável? Não estou tirando a culpa das gestões passadas, pois chegou onde chegou, graças ( sem graça) a uma  gestão pública omissão para com o povo e falo nisso na esfera federal, estadual e municipal.
E quem paga a conta? Os trabalhadores, essa raça maldita dos assalariados a que faço parte. Agora com os ajustes na previdência ficam mais vitimados. Num lado a torneira aberta e no outro lado só a gotejar. E não preciso nem entrar no mérito sobre carga tributaria e o retorno dos serviços em sua grande maioria precários.
Será que  o governo não sabe fazer a conta e que um dia o pote de mel vai secar ? É necessário mais abelhas a trabalhar e gerar riqueza, riqueza a vir de um povo mais instruindo, a oportunizar investimentos externos, pela capacitada técnica, a terem um consumo consciente e sem serem entorpecidos por gestões oportunistas, sendo esse comportamento um cancro para nossa sociedade. Vamos refletir e pensar: Podemos gerar conhecimento e riqueza ou sermos largados as moscas.
Veja vídeo - remix Duda Rezende
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário