domingo, 23 de agosto de 2015

O PT É CULPADO

Por Sidney Bruce Sena Matarazzo, colunista do blog SCND
O mundo todo passa por uma nova conjuntura:  Blocos econômicos fortes estão ajustando finanças, fazendo mudanças na forma como lidar com os gastos públicos, principalmente previdência e revendo os cálculos da alíquota em se e quer dizer que o Brasil não pode passar por isso?
A policia federal, com boa autonomia ultimamente, digo razoável, esta desenterramento um esquema de décadas e levando as selas “ gente graúda” .
Quando se “desbaratina  um esquema assim e vemos respigar praticamente todos os partidos, tanto da ocasião quando da oposição,  tudo acontecendo na soleira da presidência da republica, fico pensando, “eita pau, o circo vai pegar fogo”.
Já foram citados nome do atual presidente da câmera dos deputados federal, Eduardo Cunha e o dizimo abençoado, assim dizem.   Também José  Dirceu, que volta as celas, o mesmo da cotinha para ajuda-lo, melhor campanha que o Criança Esperança.  E  ainda vão buscar umas malas cheia de “ reaizzzzz “ na cada da Dinda, do pretérito “ impeachmado”. Muitos, falo muitos, questionam o porque desse povo todo preso se nem ainda foram julgados? Alguém aqui lembra do PC Farias? Um caso clássico de “queima de arquivo”. Essa delação premiada até queria ver.
Se desenha também um cenário de oportunistas:
•Vamos falar de parlamentarismo: Alguém lembra que votamos isso em abril de 1993? Se caso tenhamos um primeiro ministro, quem dentre nossos parlamentares nos representa realmente?
•Reforma política: Aconteceu de verdade?
•Reforma da previdência: Pessoas, o mundo todo esta estudando isso, a passarem pelo mesmo problema. Só o Brasil que não teria essa gargalo? Enquanto a juventude se mata por conta das drogas e afins, a melhor idade vai bem, muito sim senhor. Ninguém pensou em analisar o aumento da expectativa de vida no país? Canada, por exemplo,  esta em busca desesperada por mão de obra qualificada, com idade produtiva e não é sub trabalho, e ai? O governo coloca na pauta e fica assim, sendo vilão. Se continuar, ai sim, o país vai quebrar. E esse é um assunto muito impopular mesmo, alguns tentaram um meio termo, mas ...
•Tem um pensamento rolando nas redes sociais:  Se estabeleça um golpe de estado. O retorno dos militares ou um similar com modelo boliviano, colombiano ou mesmo Cubano. Governos geralmente populistas, que não fortalecem o estado, permeiam um regimento democrático fraco. E falem mau por lá do governo para vocês verem. Aos defensores da ideia sugiro:
passem um temporada lá. Pensemos ainda no “ilustre período militar” e sobre sua gestão no Brasil. Sabiam que a  divida externa começou neste período? Houve realmente avanços em muitos pontos, saímos de uma estrutura agraria para um modelo industrializado e ficamos “meio aptos “ para concorrer livremente dentro do capitalismo. Existe também fatos ocultos, o povo ai sumido, alguém lembra? E não houve corrupção neste período?! “ Ta certo, senta ai Claudia”.  ( Paragrafo grande, vamos lá)
Democracia é isso que esta acontecendo, não é não? Todo mundo entrando em debate, muitos trazendo ideias e argumentos para a melhoria da nação. Mas também tenho impressão  de haver um grande numero de pessoas, e grande mesmo, doido que caos se internalize dentro da instituição “ Brazil” .
Vim uma postagem numa rede social bacana. Todo mundo no mesmo avião e só porque um grupo não estão na cabine do comando fica orquestrando motim entre os passageiros, conspirando para que a aeronave caia.
Será que o Brasil mudou nesses pouco mais de  12 anos de PT ? Todas as classes sentiram essa mudança? Alguns indivíduos viram a casa própria, seus filhos indo para as universidades, tanto as novas universidade publicas federais criadas, como os que entraram pelo programa do FIES ou PROUNI. Empregas domesticas assinando carteira e todo mundo reclamando? Porem o povo rasgando dinheiro no exterior com turismo.
Claro, há setores como construção civil e automobilístico que estão sentido reflexo da própria bolha que criaram. Os bancos somam lucros e mais lucros, nem tudo são juros, tem gente fazendo poupança. Já que a grande mídia “vende essa  vibe do caos “,  o povo está se precavendo.
Agora o governo reconhece a necessidade de uma mudança seria no calculo dos gastos públicos. Estão a fazer isso justamente para não virarmos uma Grécia ou Argentina da vida. Ainda pergunto: O governo vai esperar que o avião incline sem possibilidade de reversão?
Há falhas de planejamento e execução em muitos casos? Sim há. Tenho minhas criticas sobre os cargos de confiança, vulgo cabide. Muitos indivíduos são  desqualificadas mesmo, em posições estratégicas do governo, sem a menor questão técnica, agora são muito articulistas.
Nosso problema maior é a corrupção, na esfera privada como na publica. No  setor publico dentro na ordem federal, estadual e federal. Há quem diga, “ Nunca Mudará”. Olha, pode até ser que ela, a corrupção, esteja na Gênese na estrutura politica do país, mais isso não impede que possamos mudar o rumo para não virarmos um apocalipse, só pelo simplório pensamento do “assim é, assim será”. 
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário