quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

QUEDA DO BRASIL

O Brasil foi mais uma vez capa da revista britânica The Economist, uma das mais influentes do mundo. O país, que apareceu na capa da revista de forma positiva, em 2009, com a manchete "O Brasil decola", e depois em questionamento, com "O Brasil estragou tudo?", agora é retratado como uma economia a caminho do desastre: "A queda do Brasil: Dilma Rousseff e o desastroso ano pela frente", diz a capa.
A revista cita as várias dificuldades econômicas que o país enfrenta no momento, como a previsão de queda do PIB em 2015 e 2016, a queda recente do ministro da Fazenda e o escândalo de corrupção na Petrobras para justificar as previsões pessimistas para a economia brasileira no próximo ano.
"No início de 2016, o Brasil deveria estar com um humor exuberante. O Rio de Janeiro será a sede das Olimpíadas em agosto, permitindo aos brasileiros fazer o que eles fazem de melhor: uma festa espetacular. Em vez disso, o Brasil enfrenta um desastre político e econômico", diz a revista.
Segundo a Economist, a burocracia brasileira, uma legislação atrasada e gastos públicos amarrados farão com que o atual ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, tenha dificuldades no ano que vem para colocar o país nos trilhos. Para piorar, há resistências dentro da base governista, especialmente do PT, que é contra cortes de gastos, e da oposição, que pretende avançar com o processo de impeachment.
"A esperança é que o Brasil, que conquistou estabilidade econômica e democrática, não colapse mais uma vez em má administração e tumulto", diz a revista.
A matéria está disponível no site da Economist, em inglês.
Da ÉpocaO Filtro
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário