terça-feira, 24 de maio de 2016

VITÓRIA ECOLÓGICA

O ecologista Alexander Van der Bellen venceu as eleições presidenciais da Áustria contra o candidato de ultradireita Norbert Hofer (FPÖ), após um disputado segundo turno. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo Ministério do Interior.
Depois da apuração dos votos por correio, Van der Bellen, ex-professor universitário de 72 anos, conquistou 50,3% dos votos, 31.026 a mais do que Hofer (49,7%), que admitiu a derrota no Facebook pouco antes do anúncio oficial.
"Queridos amigos! Agradeço o apoio de vocês. Claro, hoje estou triste", escreveu Hofer em sua conta do Facebook, pouco depois das 14h (11h de Brasília).
O resultado da disputa presidencial deixava a Europa em clima de apreensão. Uma vitória de Hofer, engenheiro aeronáutico de 45 anos, seria a primeira eleição para o governo de um Estado da União Europeia (UE) de um representante de um partido de extrema-direita. Com a divulgação do resultado, Van der Bellen, 72 anos, será o primeiro ecologista a ocupar a presidência da Áustria.
A imprensa do país tratava a situação como um thriller político e destacava as divisões da sociedade local. No primeiro turno, ocorrido em 24 de abril, o FPÖ liderou com 35% dos votos, o melhor resultado do partido em uma eleição nacional, contra 21,3% dos votos para o partido de Van der Bellen.
Na ocasião, o candidato de extrema-direita foi favorecido pela crise migratória, que resultou na chegada ao país de 90 mil solicitantes de asilo em 2015, ou seja, mais de 1% da população. No entanto, manteve um discurso polido, distante das declarações abertamente xenófobas que caracterizavam o seu partido anteriormente.
Durante a campanha, Hofer, militante desde a juventude do FPÖ e vice-presidente do Parlamento desde 2013, centrou seu discurso no emprego e no nível de vida dos austríacos, e assegurou que não gostaria de tirar seu país da UE, a menos que a Turquia entre no bloco.
O novo presidente assumirá o cargo em 8 de julho para um mandato de seis anos.
Da AFP
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário